top of page

Equoterapia e a cobertura pelo Plano de Saúde aos Beneficiários com Down e Paralisia Cerebral



A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo como um meio a possibilitar ganhos em nível físico e psíquico, tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo que se assimilam ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

A atividade exige a participação do corpo inteiro e assim contribui para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, além de proporcionar uma conscientização do próprio corpo.

A Equoterapia está inserida nos tratamentos multidisciplinares para os pacientes que apresentam transtornos globais do desenvolvimento e, quando indicada pelos médicos assistentes, deve ter cobertura integral pelo plano de saúde.

Em que pese Aa síndrome de Down e a paralisia cerebral não estarem enquadradas na CID-10 F84 (transtornos globais do desenvolvimento), isso não afasta a obrigação de a operadora cobrir o tratamento multidisciplinar e ilimitado prescrito ao beneficiário que apresente quaisquer dos transtornos globais do desenvolvimento.

Para pleitear a cobertura das sessões, o beneficiário deve ter em mãos laudo completo contendo informações sobre a CID, condições atuais do paciente e parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

Caso o plano não disponha em sua rede profissionais aptos a realizar o atendimento necessário, deve ser garantido o atendimento com profissionais escolhidos pela família fora da rede credenciada.


Thamires Marques Monteiro

Advogada

(51) 9 8627-5443

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page