top of page

Inteligência Artificial a nosso favor

Capturamos o título de um livro de Start Russel e que deveria ser do interesse de muitos. Resumidamente trago algo que ele fala no seu primeiro capítulo e que devemos refletir com os próximos capítulos.

Nem entendemos bem ainda como a tecnologia evoluiu tanto no último quinquênio, nem temos como prever como esta se desenvolverá.

A IA tem dado contribuições e ajudado em elementos da evolução do ser humano e da vida cotidiana, facilitado muitas coisas.

Mas, cuidado, tudo, tudo mesmo que a civilização nos oferece é produto da nossa inteligência, ou seja, da humana, e não da artificial.

Imaginemos, a criação de uma supermáquina, superando a própria inteligência humana, e se não tivermos o controle sobre ela o que ela fará “pode ser” o último ato da Humanidade e talvez o seu fim. Um parêntese, Noam Chomsky, o grande gramático e pensador norte-americano, interpretando suas ideias, diz que pode vir antes da criação da supermáquina outra catástrofe que é a destruição do pulmão do mundo que é a Amazônia. E aí o fim da criação!

Mas retornando, inventaremos a IA SUPERINTELIGENTE?

Sim, haverá certamente. Mas a questão é: como garantir que as máquinas, estas máquinas com IA superinteligentes, não saiam de nosso controle, do controle humano?

Alguns pensam que a máquina é melhor quanto mais inteligente for, ousamos dizer que é um erro. Quem é sábio é o homem, pois ele é o “Homo Sapiens”. A máquina não tem objetivos, os seus são aqueles que lhes damos.

Se a gente colocar objetivos errados numa destas máquinas inteligentes, diga uma mais inteligente do que nós, quem sairá perdendo? A máquina ou o homem? Certamente aquele que a fez.

Porém, nem tudo está perdido. Precisamos entender onde estamos e para onde queremos ir, ligados com algoritmos, IoT, com robôs, mas com o controle sobre nossas criações.

Acreditamos que os objetivos somos os quase 9 bilhões de seres humanos sobre a Terra, não as máquinas.

O debate está só começando.



ROSÂNGELA BENETTI ALMEIDA, advogada, especializada em Direito Digital – rosangela@rbaadvs.com.br

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page