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O CASO METRÔ: QUEM FALA A VERDADE, QUEM MENTE?



O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, eleito com votos da esquerda, em 2022, é o maior mal agradecido da paróquia. Nunca fez um gesto para quem garantiu sua vitória, derrotando o candidato da extrema-direita; pelo contrário, ele agora se tornou o campeão de ataques ao Lula.

Leite queria ser Gulliver do Brasil e se tornou um liluput da política.

Com as enchentes de maio, quando o Rio Grande do Sul teve regiões devastadas quem nos socorreu desde o primeiro infortúnio, foi o governo do presidente Lula.

Leite vive se enredando, mentindo descaradamente, usa a mídia contra o PT, o que é sempre é fácil.

O mesmo tem feito o prefeito Sebastião Melo, do MDB, em Porto Alegre. Melo se uniu à extrema direita, contra o PT e as esquerdas.

Melo está desgastadíssimo. Tenta reverter seu desgaste com a mais deslavada e mentirosa propaganda em seu horário eleitoral.

Agora, resolver atacar o governo federal em tudo, aumentando sua carga de ódio contra a Trensurb.

PREFEITURA x TRENSURB

A choradeira do prefeito é patética. Sua arrogância é um demonstrativo de sua incompetência. Não faz seu dever de casa, ataca gratuitamente a direção da Trensurb.

Vamos fazer um relato da verdade dos fatos e da história do metrô local que atende pelo nome de Trensurb.

O esgotamento do sistema viário da Rua Voluntários da Pátria embaixo da "Ponte do Guaíba" é algo que qualquer pessoa enxerga, menos o prefeito.

A negligência do Dmae – Departamento Municipal de Águas e Esgotos – desde 2017 no governo Marchezan responde pelos esgotos pluviais, as cheias também - quando arrebentou a comporta 14, levando à destruição da casa de bombas da Trensurb é notória. Assim, inundou a subestação de energia.

Mas, como sempre, o governo Melo tenta transferir responsabilidades a outros.

Porém, a responsabilidade é clara: é da Prefeitura. O governo local não fez a manutenção desta como de outras comportas, casas de bombas e diques, levando a inundações de bairros inteiros, como foi o caso daquela região.

Salientamos que a Trensurb tem uma casa de bombas muito robusta ali, pois são 4 bombas e 2 grupos geradores a diesel. Assim, quando falta energia, o sistema é tocado com queima deste combustível.

Isto tudo o prefeito Melo sabe, mas posta no X que a culpa é da Trensurb, toda vez que chove e alaga a Rua Voluntários da Pátria.

O prefeito tem que assumir o esgotamento do sistema de uma vez por todas, arrumar o que tem que ser arrumado.

Já tivemos um baita prejuízo - não sabemos o quantos são - mas muitos milhões.

A Trensurb cuida dos trilhos. Quem cuida da rua é a Prefeitura.

Esta casa de bombas nunca foi para uso da Trensurb, foi uma obra pra beneficiar os trabalhadores do Porto. Facilitar seu acesso.

A Trensurb construiu passagem de pedestres quando foi inaugurada a estação Mercado também.

Quanto ao túnel de acesso ao Catamarã, operado pela CAT Sul, empresa do grupo Ouro e Prata, foi obra da Trensurb.

A Metroplan – que cuida de temas metropolitanos - autorizou a implantação do transporte hidroviário com o Catamarã.

A Trensurb construiu este espaço junto com a obra da estação. Nunca foi exigido do operador privado nenhum investimento tipo acessibilidade, pois o acesso é por escadaria. Algo que o governo do Estado, no caso, deveria fazer, jamais a Trensurb.

Em maio, o local encheu de água, pois a estação Mercado da Trensurb foi inundada. Infelizmente, o governo Melo fica jogando para a Trensurb a manutenção desse túnel que nunca foi de uso da Trensurb.

Em 2014, a Trensurb comunicou à Metroplan que assumisse este túnel, já que o Estado autorizou o transporte hidroviário a entrar em operação. Só para lembrar.

Estas são as verdades, para enterrar de vez as mentiras.



ADELI SELL é professor, escritor, bacharel em Direito e vereador do PT em Porto Alegre.

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