top of page

Pelas Ruas da Zona Norte - homenagens a religiosos

Vimos de um lado a concentração de homenagens a Estados, como no IV Distrito; poucas médias na cidade, 1/3 na Zona Norte.

Vamos ver, agora, sem esgotar, como temos homenagens às pampas para pessoas ligadas à religião. Na sua maioria, do credo católico. Um dos vereadores que denominou muitas ruas na região foi o ex-vereador João Carlos Nedel, sendo que muitas delas com nomes de padres, irmãos, irmãs.


RUA MONSENHOR ANTONIO GUILHERME GRINGS

CEP 91110-042

Bairro Sarandi

Criada pela Lei n° 10.948, de 30 de agosto de 2010. Era a Rua 905. Tem entrada pela Rua Baden Powell, sem saída, passando ao lado de um condomínio e o outro lado e ao seu final ainda com uma grande área verde.

Placa: Sacerdote e Mestre.

Nascido em Nova Petrópolis, de uma família católica. É irmão de Dom Dadeus Grings, que foi arcebispo local. Recebeu a ordenação sacerdotal presidida por Dom Vicente Scherer. Sacerdote do Pão dos Pobres, em General Câmara e Camaquã, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Porto Alegre. Nomeado capelão do Hospital da Brigada Militar e da Beneficência Portuguesa e no 5º Comando Aéreo.

Foi professor nos seminários de Bom Princípio e Gravataí. Escreveu diversos livros sobre o contexto da Bíblia, presidente do IPE, parlamentar.


RUA THEOBALDO BOLL

CEP 91450-158

Bairro Jardim Carvalho

Criada pela Lei n° 11.508, de 28 de novembro de 2013. Era a Rua 2723, no Loteamento General Parque Bento Gonçalves. Via curta, asfaltada em bom estado, que liga a Rua Abram Goldsztein.

Placa: Cidadão católico exemplar.

De Dois Irmãos, passando por São Leopoldo. Foi proprietário de um moinho, em São Leopoldo, onde se tornou um dos principais distribuidores de farinha de milho e trigo. Trabalhava a terra, com plantação de milho, aipim, a criação de suínos e frangos, além da produção de leite.

Conheceu e recebeu as bênçãos de Padre Reus, quando este era padre na Cidade de São Leopoldo.


PRAÇA IRMÃO ROMILDO

CEP - não encontrado

Bairro Mário Quintana

Criada pela Lei n° 9.901, de 27 de dezembro de 2005. Num de seus lados, passa a Rua Ilma Cardoso Klein.

Placa: Irmão marista e militante social.

Razzieri Mattuela, Irmão Romildo. Em 1943, ingressou no Juvenato de Veranópolis. Fez sua trajetória para se dedicar ao próximo e ao ensino.

Foi professor em S. Cruz do Sul e no Colégio Rosário de Porto Alegre. Formou-se em Contabilidade na PUCRS. Designado pelos maristas, acompanhou a Cooperativa dos Papeleiros do Bairro Mário Quintana. Atuou junto ao Centro Marista na mesma localidade.


RUA IRMÃO ANTÔNIO CECHIN

CEP 91253-092

Bairro Mário Quintana

Criada pela Lei nº 12.273, de 11 de julho de 2017. Era a Rua 3.797.

Placa: Irmão marista.

Um nome numa placa, um dizer nem sempre dizem muito a seus moradores/as. Aqui, estamos diante de um “santo” protetor dos catadores, dos recicladores. Era um profeta da Ecologia.

Organizador dos galpões de reciclagem, nossas UT – Unidades de Triagem. Auxiliando os trabalhadores em geral e os sem-terra do modo especial. Evangelizador e homem de ação ao mesmo tempo. Irmão Cechin lecionou no Colégio Champagnat e no Rosário. Estou na França e em Roma.


PASSAGEM SUBTERRÂNEA DOM CLÁUDIO COLLING

CEP – não tem.

Bairro Boa Vista

Na lei consta Auxiliadora, porém pela Lei de 2016 já estamos no Bairro Boa Vista. Poder-se-ia dizer que começa no Bairro Mont Serrat e continua pelo Bairro Boa Vista. Criado pela Lei no. 12.236, de 13 de abril de 2017.

Placa: Arcebispo emérito de Porto Alegre.

Conhecido como Equipamento Público: é a Passagem da Rua Anita Garibaldi pela Avenida Carlos Gomes.

Cláudio Colling nasceu em Harmonia, antigo distrito de Montenegro (RS). Em 1925, no Seminário Menor de São Leopoldo (RS), em seis anos, concluiu os estudos secundários. Estudou filosofia e teologia no Seminário Central daquela cidade, sendo ordenado sacerdote por dom João Becker, no dia 10 de agosto de 1937, na cripta da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Durante 13 anos, exerceu o sacerdócio na arquidiocese, tendo sido vigário das paróquias de Menino Deus e São Geraldo, pároco da Nossa Senhora da Glória.


RUA IRMÃO JOÃO BAPTISTA CAMILOTTO

CEP 91253-074

Bairro Mário Quintana

Criada pela lei no. 12.198, de 11 de janeiro de 2017. Era conhecida como Rua 2074. Tem inicio na Rua Dr. Salvador Celia e adentra um condomínio. É via estreita, porém asfaltada.

Placa: Irmão Marista e educador.

Seu postulado ocorreu em 1º de janeiro de 1935, e já era noviço um ano depois. Entre os anos de 1937 e 1938, trabalhou como professor no Colégio Marista Conceição de Passo Fundo. Foi professor no Ginásio Aurora, em Caçador, Santa Catarina. e no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, além de professor, foi diretor e superior da comunidade.

Trabalhou no Colégio Marista Champagnat bem como foi secretário e bibliotecário na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Estudou em Paris.

Trabalhou em Porto Velho Trabalhou em Viamão. Teve especialização em língua e literatura hebraica. Pela PUC. Também era especializado em filologia grega pela Universidade de Paris.


RUA IRMÃO AVELINO MADALOZZO

CEP 91250-685

Bairro Mário Quintana.

Fica no Loteamento Timbaúva. Criada pela Lei no. 10.463, de 16 de junho de 2008.

Na placa deve constar: educador marista exemplar.

Liga a Avenida Irmão Faustino João e a Avenida Arroio Feijó. É uma via estreita asfaltada, com calçadas muito estreitas.

Irmão Avelino nasceu em Antônio Prado e fez o caminho da maioria dos que ingressam na Ordem Marista,.

Depois de se formar no Colégio Champagnat. Tornou-se um educador da Congregação Foi professor e diretor de várias instituições em Porto Alegre, Uruguaiana, lajeado, São Leopoldo, Bento Gonçalves. Farroupilha, Caxias do Sul.


Há outras homenagens nesta linha, porém aqui temos uma ideia destas nominações.


ADELI SELL é professor, escritor e bacharel em Direito.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page