top of page

Pelas Ruas da Zona Norte Mulheres



Vocês já sabem que as denominações femininas são poucas.

Mas tem algumas que contam muito. Já falamos da Luciana de Abreu, primeiro nome de rua feminino de nossa cidade em bairro nobre, o Moinhos de Vento.

Agora, apresentamos uma valorosa mulher de nosso continente sul-americano, do Chile, a poeta Gabriela Mistral.


TRAVESSA GABRIELA MISTRAL

CEP 91150-000

Bairro Passo das Pedras.

Criada pela Lei n° 3.172, de 27 de setembro de 1968. Fica na Vila Ingá. Era a Travessa 1 da época. Tem entrada pela Rua Itiberê de Moura, não tem saída. Pista de pedras irregulares.


PLACA – Poetisa chilena, Prêmio Nobel.

"Há sorrisos que não são de felicidade, mas uma forma de chorar com bondade.”


Eis uma frase lapidar da grande poeta. Gabriela era professora, poetisa e escritora. Ela veio como consulesa chilena ao Brasil e viveu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para Petrópolis devido ao clima da cidade. Aqui, estabeleceu contato com escritores e frequentava muito a Biblioteca Municipal.

No livre da jornalista Christa Berger: Jurema Finamour – a jornalista silenciada, há uma passagem da relação entre as duas mulheres, suas buscas pela divulgação da cultura de seus países.

Para se ter uma ideia sobre a importância de Mistral para o seu país, alguns historiadores dizem que ela é venerada no Chile como Machado de Assis é aqui no Brasil. É um dos nomes mais importantes da literatura chilena, ao lado de Pablo Neruda.


Adeli Sell é professor, escritor e bacharel em Direito

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page